Por A Catequista em 16/03/2013
A última que andam espalhando pelas redes sociais e blogs é que, em seu tempo de Cardeal, o Papa Francisco teria dito que “as mulheres são naturalmente ineptas para exercer cargos políticos” e que “as Escrituras dizem que a mulher sempre é o apoio do homem pensador, porém nada mais do que isso”.
Acontece que essa declaração jamais saiu da boca do Cardeal Bergoglio. O blogueiro Elentir, do blog Contando Estrelas, fuçou pela web e descobriu que essas palavras foram atribuídas ao cardeal Bergoglio há 6 anos por um usuário do site Yahoo Respostas, cujo pseudônimo era “Bumper Crop”. O sujeito dizia que sua fonte era a agência argentina Télam, onde não há qualquer registro de tais informações.
No dia 13 de março, uma organização ateia mexicana difundiu no Facebook a falsa notícia, e assim a imagem do Papa junto às supostas declarações foi compartilhada milhares de vezes. Pagou mico quem quis sapatear sobre a nossa fé se pautando sobre essa patetada.
Mico maior ainda pagou o jornal costa-riquenho El Pais, que “repercutiu o boato da Internet sem procurar comprová-lo, saltando a mais elementar ética jornalística e limitando-se a dizer que se tratava de ‘um cabo atribuído à agência estatal argentina de notícias, Télam’, que circulava pela Internet” (fonte: ACIprensa).
É incrível ver quanta gente busca atacar a nossa Igreja com a primeira pedra com a qual tropeçam pelo caminho. Só que, não raro, a pedra não passa de um montinho de bosta, e quem fica sujo é quem atira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário