quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Exame de consciência e confissão.

Olá pessoal!!

    Bom como combinado, aqui vai o post que eu falei sobre o exame de consciência para ajudar na hora da confissão. Vou postar dois links, o primeiro .e para um exame de conciência disponibilizado pela Canção Nova e é bastante prático, o outro é um exame mais detalhado voltado para adultos e que tem perguntas mais específicas. Eu utilizo os dois uso o mais detalhado uma vez a cada dois meses e o mais prático todas as vezes que me confesso.

Canção nova (prático):
 http://www.cancaonova.com/portal/canais/formacao/internas.php?id=&e=3765
Detalhado :
http://old.fatima.org/port/examconpt.htm

   Lembro a vocês mais alguns detalhes sobre o sacramento da confissão. Olhando o cateceismo da Igreja Católica, Livro elaborado pelo nosso querido Papa Bento XVI a pedido do João Paulo II e que contém todas as orientações necessárias sobre a Doutrina Católica, nos podemos ver que:

§1393 A comunhão separa-nos do pecado. O Corpo de Cristo que recebemos na comunhão é "entregue por nós", e o Sangue que bebemos é "derramado por muitos para remissão dos pecados". Por isso a Eucaristia não pode unir-nos a Cristo sem purificar-nos ao mesmo tempo dos pecados cometidos e sem preservar-nos dos pecados futuros:
"Toda vez que o recebermos, anunciamos a morte do Senhor". Se anunciamos a morte do Senhor, anunciamos a remissão dos pecados. Se, toda vez que o seu Sangue é derramado, o é para a remissão dos pecados, devo recebê-lo sempre, para que perdoe sempre os meus pecados. Eu que sempre peco, devo ter sempre um remédio.

§1457 Conforme mandamento da Igreja, "todo fiel, depois de ter chegado à idade da discrição, é obrigado a confessar seus pecados graves, dos quais tem consciência, pelo menos uma vez por ano". Aquele que tem consciência de ter cometido um pecado mortal não deve receber a Sagrada Comunhão, mesmo que esteja profundamente contrito, sem receber previamente a absolvição sacramental, a menos que tenha um motivo grave para comungar e lhe seja impossível chegar a um confessor. As crianças devem confessar-se antes de receber a Primeira Eucaristia.

§1468 Os efeitos deste sacramento "Toda a força da Penitência reside no fato de ela nos reconstituir na graça de Deus e de nos unir a Ele com a máxima amizade." Portanto, a finalidade e o efeito deste sacramento é a reconciliação com Deus. Os que recebem o sacramento da Penitência com coração contrito e disposição religiosa "podem usufruir a paz e a tranqüilidade da consciência, que vem acompanhada de uma intensa consolação espiritual". Com efeito, o sacramento da Reconciliação com Deus traz consigo uma verdadeira "ressurreição espiritual", uma restituição da dignidade e dos bens da vida dos filhos de Deus, entre os quais o mais precioso é a amizade de Deus (Cf Lc 15,32).

§1395 Pela mesma caridade que acende em nós, a Eucaristia nos preserva dos pecados mortais futuros. Quanto mais participarmos da vida de Cristo e quanto mais progredirmos em sua amizade, tanto mais difícil de ele separar-nos pelo pecado mortal. A Eucaristia não é destinada a perdoar pecados mortais. Isso é próprio do sacramento da reconciliação. É próprio da Eucaristia ser o sacramento daqueles que estão na comunhão plena da Igreja.

    Lembrando ainda que não podemos comungar estando manchados por um pecado mortal pois esta atitude é também um pecado mortal que nos condena. Devemos recorrer a confissão o mais breve possível e devemos confessar também aqueles que são pecados veniais (de categoria leve), pois isto é bom para nossa alma, pois vários pecados veniais nos levam ao pecado mortal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário