sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Notícia: Bispo norte-americano oferece dez simples conselhos para viver o Ano da Fé.




Dom David Laurin Ricken
WASHINGTON DC, 28 Set. 12 / 03:46 pm (ACI/EWTN Noticias).- O Presidente da Comissão para a Evangelização e a Catequese da Conferência Episcopal dos Estados Unidos (USCCB), Dom David Laurin Ricken, propôs dez simples conselhos para viver o novo Ano da Fé, que começará a partir do próximo dia 11 de outubro e estará dedicado à Nova Evangelização.

Segundo as indicações da Congregação para a Doutrina da Fé, e através da página web da USCCB, Dom Ricken recordou que o objetivo deste Ano é reforçar a fé dos católicos e aproximar o mundo à fé mediante o exemplo.

Para levar adiante esta missão que o Papa Bento XVI encomenda ao povo de Deus, Dom Ricken, propõe: participar da Missa, acudir à confissão, conhecer mais aos Santos, ler a Bíblia todos os dias, conhecer os documentos do Concílio Vaticano II, estudar o catecismo, fazer voluntariado na paróquia, ajudar aos necessitados, convidar os amigos para a Missa, e encarnar as Bem-Aventuranças.

Dom Ricken, Bispo de Green Bay (Wisconsin), recordou que o primeiro é participar da Santa Missa para viver um encontro pessoal com Deus, do modo mais imediato, "uma participação regular na Missa reforça a própria fé através das Escrituras, do Credo, das orações, da música sagrada, e da homilia, recebendo a Comunhão e formando parte de uma comunidade de fé", indicou.

O segundo é confessar-se. "Os católicos recebem forças e aprofundam sua fé celebrando o sacramento da Penitência e Reconciliação", e a Confissão "chama a voltar para Deus, a expressar a dor pelas quedas, e a abrir nossavida à potência da graça curadora de Deus. Perdoa as feridas do passado e dá força para o futuro".

Em terceiro lugar, conhecer a vida dos Santos ajudará os fiéis a ter exemplos válidos de como viver uma vida cristã, através de diferentes formas como a docencia, o trabalho missionário, a caridade, a oração, e tratando de agradecer a Deus nas ações e decisões comuns da vida cotidiana.

Ler a Bíblia diariamente seria outro passo, porque oferece um acesso direto à Palavra de Deus e narra a salvação dos homens, "não se pode prescindir da Bíblia para um crescimento sadio durante o Ano da Fé".

Também é recomendável ler os documentos do Concílio Vaticano II –que neste ano se comemora seu aniversário de 50 anos-, para levar adiante seu trabalho de renovação no campo da celebração da Missa, do papel dos leigos, do ecumenismo e no diálogo interreligioso.

Outro ponto fundamental, é ler o Catecismo da Igreja Católica, que há 20 anos recolhe em um só volume os dogmas de fé, da doutrina moral, da oração e dossacramentos da Igreja Católica, e serve como "um verdadeiro recurso para crescer na compreensão da fé".

Participar da paróquia também pode ajudar a viver em plenitude o Ano da Fé, porque este "não pode limitar-se ao estudo e sua reflexão", e para que "os carismas de todos ajudem a construir a comunidade". Segundo Dom Ricken, dar acolhida, acompanhar musicalmente a liturgia, fazer as leituras, e dar catecismo, são somente alguns âmbitos nos quais ajudar na vida paroquial.

Em oitavo lugar, recordou que ajudar aos necessitados é algo fundamental, "a Igreja pede aos católicos para fazer doações de caridade e socorrer aos mais necessitados durante o ano da fé, porque no pobre, no marginalizado, e no vulnerável, encontra-se Cristo pessoalmente".

O Prelado também animou a convidar aos amigos e conhecidos para assistir a Missa, "um convite pessoal pode realmente marcar a diferença para alguém que se afastou da fé ou se sinta um estrangeiro dentro da Igreja. Todos conhecemos alguém assim, por isso é formoso levá-los e convidá-los amigavelmente".

Por último, Dom Ricken animou a encarnar as Bem-Aventuranças na vida diária, para crescer na humildade, paciência, justiça, misericórdia, transparência e na liberdade. "É precisamente o exemplo da fé vivida o que aproxima do Ano da Fé", concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário