terça-feira, 11 de junho de 2013

Notícia: Anticoncepcionais causam 23 mortes no Canadá, apontam documentos.

11/06/2013 12h51 - Atualizado em 11/06/2013 14h40

Maioria morreu por coágulos no sangue após tomar Yaz ou Yasmin.
Informações divulgadas por rede de TV são do Ministério da Saúde local.

Da France Presse
1 comentário

Pelo menos 23 mulheres no Canadá que tomam regularmente pílulas anticoncepcionais morreram, a maioria pela formação de coágulos no sangue, segundo documentos do Ministério da Saúde do país, informou nesta terça-feira (11) a rede de televisão local Canadian Broadcasting Corporation (CBC).
Médicos e farmacêuticos que são obrigados a notificar as reações adversas aos medicamentos suspeitam que as pílulas Yaz e Yasmin, do laboratório alemão Bayer, foram as causadoras das mortes, acrescentou a CBC.
Centenas de mulheres podem ter sofrido os efeitos nocivos desses anticoncepcionais, disse o advogado que apresentou recurso coletivo, citado pela CBC. Milhares de ações foram apresentadas contra a Bayer, em particular nos Estados Unidos.
A agência americana Food and Drug Administration (FDA), que regula alimentos e remédios, lançou em abril do ano passado uma advertência de que essas pílulas poderiam estar "vinculadas a um risco maior de coágulos no sangue" e que essa informação deveria aparecer na bula do produto. Em 2011, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) fez uma advertência semelhante.
Os coágulos sanguíneos podem causar um acidente vascular cerebral, se estiverem no cérebro; uma embolia pulmonar, se forem para os pulmões; um infarto do coração, se ficarem localizados no sistema circulatório.
As pílulas Yaz e Yasmin estão entre as mais vendidas do mercado. Elas contêm drospirenona, substância derivada do hormônio feminino progesterona, combinada com etinil estradiol, um estrogênio comum nos contraceptivos orais.

fonte: g1.globo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário