quarta-feira, 23 de abril de 2014

Qual caminho? Apego ou Renúncia?


O Seguimento a Jesus é um caminho de renúncia, é um abrir mão de tudo todos os dias. Quem está preso as coisas e pessoas não está livre para seguir o Senhor, pois este seguimento se dá a partir da renúncia que faço.

A pessoa apegada, grudada em tudo, cai no erro de pensar que aquilo é eterno, mas esquece de apegar-se somente ao Senhor que é a sua verdadeira força. O apegado não é digno de seguir o Cristo, pois ele está sempre trocando o Senhor pelas coisas.

O primeiro passo para o seguimento do Reino chama-se: Renúncia. Mas renunciar o quê? Aos afetos desordenados, a ganância pelas riquezas, aos pecados e a um grande inimigo o egoismo. Como sei se estou desordenado nos meus afetos? Se eu estiver colocando aquela determinada pessoa no lugar de Deus, ou tiver deixando os momentos de oração para estar com ela, me fechando na exclusividade de querer aquela pessoa somente pra mim.


A verdadeira amizade me lança ao encontro de Deus e me abre aos meus irmãos, já dizia Santa Catarina de Sena “A amizade, cuja fonte é Deus, não se esgota nunca.” Deus é a fonte de toda e qualquer amizade. O meu coração não pode possuir bem algum como apego, só Deus deve ser o meu tesouro, a alma que se apega aos bens materiais está trocando o verdadeiro ouro que é o Senhor pelas bijuterias do mundo que são as riquezas.

O Senhor tem que ser o motivo da nossa alegria, tudo tem que partir dele, em meio as dificuldades devemos repetir "Senhor tu és o meu tudo". Santa Teresa de Ávila já dizia "Quem tem Deus nada falta, só Deus basta!”. A alma que descobre o Senhor como única riqueza, vive já aqui na terra o céu. Jesus tem sede de almas que o busque e o ame acima de tudo, ele quer ser o único tesouro dos homens. Sabe porquê Jesus não tem sido tão conhecido? Porque os cristãos não têm Ele como maior Bem, não tem o amado como Ele deve ser amado, nos preocupamos com tantas coisas, mas não nos preocupamos em amar o Senhor.

Para se chegar a ressurreição é preciso passar pelo caminho do desapego total de si e de todos. O Senhor não quer nos ver sofrer, pois ele sabe que os apegos nos aprisiona, nos torna um escravo, tampa os nossos olhos e não conseguimos ver nada, ele tem cuidado com seu povo!!! Em meio a tanta demonstração de carinho e amor que o Senhor tem demonstrado em cada segundo para nós, não nos faz mudar? Mas insistimos em ficar com as coisas, esquecemos o doador e se apegamos a doação, a doação só chega por causa do doador, Deus é o doador de tudo que temos, é doação de Deus.

Seguir a trilha do Evangelho é seguir o caminho do abandono e da renúncia. O apego começa nas pequenas coisas e depois passa para as grandes. O cristão sempre será chamado a seguir o caminho da cruz, um caminho oblativo ao encontro do Cristo sofredor, não é uma renúncia masoquista, mas uma renúncia feita no amor, eu renuncio por que eu amo. Os apegos nos impedem de carregar a cruz com alegria!

Quais tem sido os apegos que tem prendido você hoje? Você quer ser livre? Entrega tudo para o Senhor, tenha a coragem de ser livre! Um bom exemplo de homem desapegado era São Francisco de Assis um dia ele estava conversando com Jesus e disse assim para o Senhor: "Jesus amo Clara e as Irmãs, amo o Sol e as Estrelas, amo o coração do homem, amo tudo que é belo, mas perdoe-me meu Senhor pois só a ti eu deveria amar." Jesus responde: "Francisco amo Clara e as Irmãs, amo o Sol e as Estrelas, amo o coração do homem, amo tudo que é belo, mas não chores mais meu Francisco pois Eu Amo Aquilo Que tu amas." Que lindo!!!!!!!!!!! Será que o Senhor tem amado aquilo que eu amo? Será que eu tenho amado aquilo que o Senhor ama?

Que Deus nos abençoe e nos acompanhe nesta caminhada.
Aguenta firme!
@dimas_cn – Consagrado da Comunidade Canção Nova


Nenhum comentário:

Postar um comentário