sexta-feira, 29 de março de 2013

Quinta-feira Santa: Missa da Ceia do Senhor


Na Quinta-feira Santa, os cristãos são chamados ao Tríduo Pascal, ou seja, aos três dias de preparação para a grande festa do Cristianismo – que é a Páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo. O Senhor - desejoso de proporcionar aos homens a Sua presença no meio deles até o fim dos tempos - antes de voltar à casa do Pai, instituiu a Eucaristia.

A missa da manhã sempre é celebrada na catedral, chamada Missa do Crisma ou dos Santos Óleos, onde todos os sacerdotes renovam (porque também é dia da instituição do sacerdócio) diante do bispo seu compromisso de fidelidade a Deus e a Igreja. Depois o bispo abençoa os óleos: óleos dos catecúmenos, os óleos do crisma e os óleos dos enfermos, que vão ser distribuídos na paróquia pra este serviço, em que cada óleo especificamente atua.

A quinta-feira é um dia cheio da graça de Deus na liturgia, a noite há a missa dos Lava-pés e, essa missa especificamente, tem o cunho da instituição da eucaristia, quando Jesus chama os seus discípulos para celebrar a eucaristia antes de entregar sua própria vida, Ele institui esse memorial da salvação, para que todos nós pudéssemos experimentar essa graça a partir da celebração eucarística.

A missa termina no silêncio, pois é o silêncio da entrega total de Nosso Senhor Jesus Cristo por amor a nós. Se desnuda o altar para depois para demonstrar a dimensão desse silêncio, do sepulcro que será celebrado durante toda a sexta-feira

Nenhum comentário:

Postar um comentário