terça-feira, 7 de maio de 2013

Notícia: Francisco continuará a "operação limpeza" ante os abusos sexuais, asseguram especialistas.



MADRI, 07 Mai. 13 / 03:20 pm (ACI/EWTN Noticias).- Especialistas assinalaram que a luta do Papa Francisco contra os casos de abusos sexuais contra menores seguirá a mesma linha introduzida por Bento XVI continuando assim com a "operação limpeza".
No momento, o Papa Francisco já condenou em duas ocasiões os abusos sexuais a menores, uma no dia 5 de abril deste ano quando solicitou à Congregação para a Doutrina da Fé "atuar com decisão" ante estes casos e outra neste domingo ao pedir um compromisso "com claridade e coragem".
Em declarações a Europa Press, o professor de Teologia da Universidade de Navarra, Pablo Blanco, assinalou que, assim como Bento XVI foi "muito proativo" na luta contra os abusos sexuais, -"talvez o mais urgente e o que mais clamava ao céu"-, o Papa Francisco continuará provavelmente "na mesma direção" de "purificação" na Igreja.

"Criou-se uma cultura de tolerância zero com estes temas, criaram-se também uns instrumentos jurídicos para erradicá-lo; eu não sei se agora é mais ou menos urgente, mas o Papa Francisco quer recordar que não podemos cantar vitória embora tenham sido tomadas muitas medidas neste sentido, que a necessária purificação tem que seguir adiante, esclarecer de modo definitivo estes temas e acabar com eles", indicou, ao tempo que precisou que é um problema urgente não só na Igreja, mas também "em outros âmbitos".
Entre os passos que devem dar-se ante estes casos, Blanco apontou que a medida número um é sempre "atender às vítimas que foram ultrajadas e inclusive traumatizadas" para depois "seguir com o procedimento jurídico que é bastante inexorável". De fato, recordou que "o Parlamento Inglês tomou como modelo e exemplo as medidas que a Igreja Católica assumiu neste âmbito".
Por sua parte, o professor de História da Igreja da Universidade de São Dámaso, Andrés Martínez, mostrou-se convencido de que o Papa Francisco continuará a linha de "tolerância zero" marcada pelo seu predecessor, algo que se observa não só em suas últimas declarações como Papa, mas também em seus pronunciamentos sobre este assunto "nas congregações gerais" dizendo "que era um escândalo para a Igreja".
Sobre o fato de que Bento XVI demorasse mais de um ano para pronunciar-se publicamente sobre os abusos sexuais frente à rapidez de Francisco, Martínez explicou que se trata de "dois momentos distintos", pois quando Bento XVI foi eleito o processo estava se iniciando e era necessário um "tempo de prudência até saber o que é o que havia" enquanto que na atualidade já se realizaram todas as investigações.
Martínez apontou que as medidas que têm que adotar-se ante estes casos têm que ser "sempre preventivas para não chegar ao que se chegou" e, por isso, confia em que se cuidará muito mais da formação nos seminários e se terá "um cuidado extremo" em tudo o que se refere à vida sacerdotal.
Na mesma linha, a catedrática de Direito Eclesial do Estado da Universidade de La Rioja, Ana Vega, considera que, com suas condenações públicas, o Papa Francisco está dizendo ao mundo graças a seu "marketing mediático" que tudo o que foi feito neste sentido por Bento XVI "foi sério".
Para ela, o Bispo Emérito de Roma deu "uma resposta rotunda juridicamente" e demonstrou "uma vontade clara de transparência" com intervenções "mais rápidas, mais incisivas e mais eficazes". Igualmente, tem constância de que o Papa Francisco, já como cardeal, foi "duro" com estas condutas apoiando todas as reformas introduzidas pelo seu predecessor.
Entre as reformas que se adotaram, Vega destacou o fato de que se possa julgar os cardeais, patriarcas e bispos que incorram nestas condutas diretamente, a ampliação de até 20 anos do prazo para a prescrição destas ações e o fato de que possam fazer parte dos tribunais não só sacerdotes mas também leigos.
Para a catedrática, a falta de informação no passado pode ter acontecido devido à forma "tão descentralizada" de organizar a Cúria, algo que fazia que "a informação pudesse estancar em qualquer um dos degraus --a paróquia, a diocese--", mas indicou que as reformas farão que agora estes casos "saltem diretamente a Roma".

fonte: acidigital.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário