quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Bento XVI: Renúncia de Bento XVI não é abandono da Igreja, diz Cardeal Secretário de Estado




ROMA, 27 Fev. 13 / 02:50 pm (ACI/EWTN Noticias).- O Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, disse que a renúncia do Papa Bento XVIao pontificado "não é um abandono" da Igreja nem uma fuga das responsabilidades.
Assim o indicou o Cardeal em uma entrevista concedida a um canal italiano ontem, recolhida pelo jornal vaticano L’Osservatore Romano (LOR), em que o Cardeal recorda que "na entrevista com Peter Seewald (2010), o Papa disse ‘a Igreja pode ter momentos difíceis, de muitas dificuldades; o Papa não abandona a barca de Pedro, mas quando sente que faltam as forças e em um momento de ponderação ante Deus e ante a Igreja mesma, pode decidir renunciar ao ministério petrino’, e isso foi o que fez".
O Cardeal Bertone afirmou logo que "parece-me que nas motivações que expressou se intui que ele sentia que as forças já faltavam. Repetiu-me isso nestes dias".
Dessa maneira, o Santo Padre sentiu o dever de dar este passo "especialmente pensando nas viagens, nas responsabilidades da Igreja universal". Isto fez, precisou, "sem fugir das responsabilidades e sem abandonar à Igreja".
Sobre o encontro que se realizará nesta quinta-feira, 28 de fevereiro, com oscardeais, no último dia do pontificado de Bento XVI, o Cardeal Bertone disse que é "um sinal de agradecimento pelo conselho, pela proximidade com a qual os cardeais o acompanharam nestes oito anos".
"É um sinal recíproco, é dar a eles a possibilidade de saudá-lo pessoalmente, de vê-lo cara a cara. Um pouco como os discípulos de Paulo o saudaram em Mileto", concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário